No dia a dia de um coordenador pedagógico, não há rotina, porque as pessoas são bastante diferentes, de acordo com Almeida. Além de toda uma agenda para ser cumprida e nem metade.
O principal trabalho do coordenador é a formação continuada e propor estratégias nas reuniões. A grande dificuldade é a falta de professores. Nesse entremeio, o coordenador que não fez o planejamento da aula precisará substituir. Entretanto, durante uma aula, necessitará de sair da sala para resolver conflitos.
Um ponto positivo são as reuniões, essa parceria dos pais com a escola ajuda até na questão da indisciplina. Assim, fortalece mais o grupo, pois é de suma importância as relações interpessoais.
Por outro lado, terá momentos, que voltaremos para casa com a sensação de que não fizemos nada. Só resolvendo problemas emergenciais.
Os coordenadores deveriam ter mais apoio e condições de trabalho com troca de informações com outros coordenadores. Pesquisar e estudar é mais complicado.
No texto, a autora fala de metáforas para compreender o trabalho do coordenador, mas para nós, é tudo uma forma de como ver o mundo.
Muitas vezes não há como prever as ações, assessorar e acompanhar. É bom nunca esquecer que antes de ser coordenador somos professores também. Devemos ouvir mais do que falar. Organizar e direcionar ideias, lidar com pessoas e cumprir o papel social.
Somos, acima de tudo, formadores de opinião, articuladores e transformadores da comunidade escolar. Escolhemos “fazer junto” uma educação mais igualitária. Nossa profissão é aventurar-se, pois concluímos como descobridores do conhecimento de si e do outro.
Oi gente!! bom dia ! Tudo bem com vocês? Estive meio ausente por dois bons motivos: primeiro a escrita do meu e-book que hoje venho falar dele. E o outro foi por causa da Bienal do Ceará na qual participei em abril e depois irei abordar essa temática. Desde novembro pra dezembro que eu senti uma vontade que queimava no meu peito de escrever algo para minha categoria: professores. Então, numa bela noite, eu sonhei que escrevia um diário contando pros meus amigos tudo aquilo que já vivenciei ou vivencio no meu dia a dia. Comecei a perguntar as pessoas mais próximas o que achavam da ideia. E elas super apoiaram. Na hora, disseram isso vai ser maior sucesso! Dependendo de sucesso ou não, o meu intuito era trazer um apoio , um alento, dicas, sugestões, porque, muitas vezes, nos sentimos sozinhos na nossa caminhada. E com esse e-book eu queria mostrar que vocês não estão sozinhos!! Eu trago muitas dicas da rotina pra ser mais leve. Não precisa ser pesado o seu trabalho. Então desde a minha...
Comentários
Postar um comentário