No dia oito de abril de 2016, a Emef Braz Ribeiro da Silva realizou o I Sarau Literário nos períodos da manhã e tarde. Este projeto faz parte da primeira conexão do primeiro bimestre: Diálogos e Comunicação. Envolvendo todas as disciplinas, cada sala ficou responsável por um livro e com seu respectivo gênero. Os alunos e seus professores orientadores leram a obra, pesquisaram sobre a biografia do autor, e foram além dele. Criaram uma nova releitura e assim encenaram partes dos capítulos dos livros.
A escola toda se organizou e ficou preparada para os pais e a comunidade em volta dela. As paredes ganharam um colorido, uma decoração com o toque dos meninos que aliás se vestiram como os personagens. Explicaram, interpretaram e deram vida àquilo que os fizeram viajar através da leitura.
Tivemos os grandes clássicos infantis, por exemplo, Ali Babá e os 40 ladrões, Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato, Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque, e as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. A contação de histórias de fantoches com Orelha de Limão com a turma do segundo ano que fala sobre o respeito às diferenças. No fundamental II, nas salas da manhã, passamos pelas aventuras mitológicas de Teseu e Minotauro, Eros e Psiqué, Um homem de Sorte de Nicolas Sparks, A escrava Isaura de Bernardo Guimarães, e a diva Clarice Lispector com Perto do Coração Selvagem.
Nas turmas da tarde, tivemos a ilustre honra de falar sobre Oscar Wilde com o Fantasma de Canterville, a Última Música de Nicolas Sparks e a saga do Percy Jackson : o ladrão de raios.
Com certeza, um dia que jamais esquecerão. Os olhos brilhavam com tantas informações. Lendo e brincando é bem melhor do que ler sozinho sem o prazer da descoberta junto com os colegas como é bom descobrir um mundo novo sem sair do lugar.
Ontem a noite, mexendo nos canais da Tv, eu vi a chamada do filme: O homem perfeito. Fiquei imaginando .... o que irá falar? Mais uma comédia romântica ou seria de comédia?! Nossa, quando comecei a assistir, eu vi muitas semelhanças da personagem principal , a Charlotte, comigo. Ela é escritora e colunista de uma revista online sobre relacionamentos. Havia se mudado para uma nova cidade em poucos dias, e conheceu uma colega, a Layla, que oferece ajuda para apresentar a cidade e fazer um perfil em um aplicativo de relacionamentos, para que tivesse encontros com vários homens e assim, ela podia se inspirar para escrever as matérias semanais da coluna dela. Abaixo do escritório em que trabalha, há um café bem charmoso e lá, a escritora conhece Liam, o proprietário, porém pensa que é apenas o barista. Aos poucos vão se tornando amigos, e ele está sempre disposto a ajudá-la. Como por um passe de mágica, na sua rotina, muitos homens aparecem e a convidam pra sair. O primeiro é o advogado...
Acredito que foi um momento muito prazeroso e de grande aprendizagem para os alunos.É muito inspirador um momento como este para os professores, alunos e todos que estão envolvidos no ambiente escolar.Parabéns.
ResponderExcluirMuito Obrigada Sonia!
ResponderExcluir