No dia oito de abril de 2016, a Emef Braz Ribeiro da Silva realizou o I Sarau Literário nos períodos da manhã e tarde. Este projeto faz parte da primeira conexão do primeiro bimestre: Diálogos e Comunicação. Envolvendo todas as disciplinas, cada sala ficou responsável por um livro e com seu respectivo gênero. Os alunos e seus professores orientadores leram a obra, pesquisaram sobre a biografia do autor, e foram além dele. Criaram uma nova releitura e assim encenaram partes dos capítulos dos livros.
A escola toda se organizou e ficou preparada para os pais e a comunidade em volta dela. As paredes ganharam um colorido, uma decoração com o toque dos meninos que aliás se vestiram como os personagens. Explicaram, interpretaram e deram vida àquilo que os fizeram viajar através da leitura.
Tivemos os grandes clássicos infantis, por exemplo, Ali Babá e os 40 ladrões, Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato, Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque, e as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. A contação de histórias de fantoches com Orelha de Limão com a turma do segundo ano que fala sobre o respeito às diferenças. No fundamental II, nas salas da manhã, passamos pelas aventuras mitológicas de Teseu e Minotauro, Eros e Psiqué, Um homem de Sorte de Nicolas Sparks, A escrava Isaura de Bernardo Guimarães, e a diva Clarice Lispector com Perto do Coração Selvagem.
Nas turmas da tarde, tivemos a ilustre honra de falar sobre Oscar Wilde com o Fantasma de Canterville, a Última Música de Nicolas Sparks e a saga do Percy Jackson : o ladrão de raios.
Com certeza, um dia que jamais esquecerão. Os olhos brilhavam com tantas informações. Lendo e brincando é bem melhor do que ler sozinho sem o prazer da descoberta junto com os colegas como é bom descobrir um mundo novo sem sair do lugar.
Oi gente!! bom dia ! Tudo bem com vocês? Estive meio ausente por dois bons motivos: primeiro a escrita do meu e-book que hoje venho falar dele. E o outro foi por causa da Bienal do Ceará na qual participei em abril e depois irei abordar essa temática. Desde novembro pra dezembro que eu senti uma vontade que queimava no meu peito de escrever algo para minha categoria: professores. Então, numa bela noite, eu sonhei que escrevia um diário contando pros meus amigos tudo aquilo que já vivenciei ou vivencio no meu dia a dia. Comecei a perguntar as pessoas mais próximas o que achavam da ideia. E elas super apoiaram. Na hora, disseram isso vai ser maior sucesso! Dependendo de sucesso ou não, o meu intuito era trazer um apoio , um alento, dicas, sugestões, porque, muitas vezes, nos sentimos sozinhos na nossa caminhada. E com esse e-book eu queria mostrar que vocês não estão sozinhos!! Eu trago muitas dicas da rotina pra ser mais leve. Não precisa ser pesado o seu trabalho. Então desde a minha...
Acredito que foi um momento muito prazeroso e de grande aprendizagem para os alunos.É muito inspirador um momento como este para os professores, alunos e todos que estão envolvidos no ambiente escolar.Parabéns.
ResponderExcluirMuito Obrigada Sonia!
ResponderExcluir