Quinta-feira, dia 14 de abril, tivemos um belo passeio pelo Espaço Cultural Airton Queiroz na Unifor. Lá, vimos a exposição do artista Hélio Oiticica: Estrutura, Corpo e Cor. Os alunos do nono ano, quarto e quinto ano foram conhecer um pouco desse estilo, obra e autor. As guias foram excelentes, pois contaram a história dele, mostraram suas principais obras, assistimos vídeos educativos, inclusive uma entrevista da Clarice Lispector. Com uma aula interativa, os meninos puderam vivenciar e sentir o que cada obra quis passar.
De acordo com Celso Favaretto e Paula Braga, Oiticica deu corpo teórico e experimental à categoria da participação, unindo arte e vivência. Sua arte pode ser considerada construtiva, abstrata e vanguardista modernista.
Conferimos os originais parangolés, bólides complexos nos quais se inspirou pelos emaranhados culturais do Brasil, por exemplo, as favelas, o carnaval, o samba e outras manifestações populares.
O artista Hélio Oiticica era defensor do que ele chamava de suprassensação, ou seja, uma experimentação do público diante da arte em sua totalidade, incorporando todos os sentidos no processo de apreciação, seja olfato, tato e /ou a própria visão.
Obrigada Unifor pela grandiosa viagem a esse universo tão intrigante!
Oi gente!! bom dia ! Tudo bem com vocês? Estive meio ausente por dois bons motivos: primeiro a escrita do meu e-book que hoje venho falar dele. E o outro foi por causa da Bienal do Ceará na qual participei em abril e depois irei abordar essa temática. Desde novembro pra dezembro que eu senti uma vontade que queimava no meu peito de escrever algo para minha categoria: professores. Então, numa bela noite, eu sonhei que escrevia um diário contando pros meus amigos tudo aquilo que já vivenciei ou vivencio no meu dia a dia. Comecei a perguntar as pessoas mais próximas o que achavam da ideia. E elas super apoiaram. Na hora, disseram isso vai ser maior sucesso! Dependendo de sucesso ou não, o meu intuito era trazer um apoio , um alento, dicas, sugestões, porque, muitas vezes, nos sentimos sozinhos na nossa caminhada. E com esse e-book eu queria mostrar que vocês não estão sozinhos!! Eu trago muitas dicas da rotina pra ser mais leve. Não precisa ser pesado o seu trabalho. Então desde a minha...
Comentários
Postar um comentário