Por Elisiany Leite:
Durante os dias 18, 19 e 20 de maio, na Al do estado do Ceará, aconteceu a feira internacional de ciências Expo Milset Brasil 2016. Os nossos alunos, Mizael, Nazareno e Lindon Johnson, estavam inscritos na categoria Pandillas Junior que equivale aos anos finais do fundamental, com o projeto Ecogreen: ar condicionado caseiro e sustentável. Contaram com o apoio da orientadora Elisiany Leite e o coorientador Emerson Chaves.
A ideia surgiu para resolver um problema da escola, o calor excessivo devido a localização de elas serem do lado do sol, e mesmo com ar condicionados comuns e ventiladores, os alunos perceberam a necessidade de uma outra medida para diminuir a temperatura ambiente. Além de economizar energia, água e reaproveitá-la para combater assim focos de possíveis mosquitos Aedes Aegypti nas redondezas. Como o material utilizado era reciclado, o projeto tinha um foco de não prejudicar o meio em que vivemos.
Foram dias de muita aprendizagem e troca de culturas, experiências que jamais serão esquecidas. Os alunos apresentaram o protótipo para os jurados/avaliadores. Nosso stand tinha o banner padronizado, com o diário de bordo, projeto e um caderno anexo.
No dia da premiação, ninguém esperava ganhar, pois a participação já tinha sido a maior riqueza adquirida. Ao chamarem o nome do trabalho para dá a premiação da Abripec, nós sentimos muito honrados. No meio do auditório, voltando para as nossas cadeiras, fomos chamados para receber a medalha de 4º lugar na categoria Pandillas Junior, concorrendo com diversas escolas e de vários países. Quando pensamos que havia acabado, novamente subimos ao palco para receber a credencial para a Expo Nacional no México, em novembro de 2017, e a medalha de Honra ao Mérito. Essa foi a excelente apresentação da escola Braz Ribeiro da Silva que representou o município de Maracanaú e o nosso estado do Ceará. Quanto orgulhos dos nossos meninos que valem ouro!
Oi gente!! bom dia ! Tudo bem com vocês? Estive meio ausente por dois bons motivos: primeiro a escrita do meu e-book que hoje venho falar dele. E o outro foi por causa da Bienal do Ceará na qual participei em abril e depois irei abordar essa temática. Desde novembro pra dezembro que eu senti uma vontade que queimava no meu peito de escrever algo para minha categoria: professores. Então, numa bela noite, eu sonhei que escrevia um diário contando pros meus amigos tudo aquilo que já vivenciei ou vivencio no meu dia a dia. Comecei a perguntar as pessoas mais próximas o que achavam da ideia. E elas super apoiaram. Na hora, disseram isso vai ser maior sucesso! Dependendo de sucesso ou não, o meu intuito era trazer um apoio , um alento, dicas, sugestões, porque, muitas vezes, nos sentimos sozinhos na nossa caminhada. E com esse e-book eu queria mostrar que vocês não estão sozinhos!! Eu trago muitas dicas da rotina pra ser mais leve. Não precisa ser pesado o seu trabalho. Então desde a minha...
Comentários
Postar um comentário