Eu estava procurando novos livros pra ler nas férias de julho, porque estava recém operada e uma amiga indicou este livro o Aurora: o despertar da mulher exausta. Ela é criadora do Bom Dia Obvious que é um sucesso como podcast. Então, alguns dos papos relevantes, a autora percebeu que poderia render muito na escrita, e eis que surgiu esta obra prima moderna que toda mulher precisa conhecer e se aprofundar, pois com certeza, vai se identificar com um ou mais tópicos, ou com todos!!
A Marcela fundou a sua plataforma em 2015 com apenas 25 anos. Nele, fala sobre saúde, feminino e o prazer. O podcast é um dos mais escutados do país. Quem necessita ler a obra?? Todas as mulheres exaustas das demandas que elas mesmas ou a sociedade criaram sobre suas profissões, relacionamentos, corpos e personalidades. De maneira leve e engraçada, ela relata suas experiências pessoais nas diversas áreas, abordando as altas expectativas em relação às mulheres e dando indícios de um novo caminho a se percorrer com mais amorosidade.
Na primeira parte, Marcela trata a exaustão da mulher moderna. Inclusive eu estava a tempos querendo escrever esse texto, mas não tinha tempo!! A ansiedade , o medo, a corrida frenética com tantas notícias e a Internet, às vezes, nos sufoca. Estamos sempre correndo não sei o porquê e nem para quê! Enquanto estivermos nas telas não teremos descanso, porque sentimos culpa por estarmos descansando ou no momento de lazer, a sociedade nos cobra uma alta produtividade. E ficamos bisbilhotando nas redes sociais a vida alheia e nos comparando, e isso é um grande massacre. Um trágico acidente contra a nossa felicidade.
Na segunda parte do livro mulheres difíceis, estamos sendo invisíveis no mercado de trabalho... ainda continuamos ganhando menos em relação aos homens... através de aplicativos parecemos um produto que está a oferta na prateleira do amor. Onde somos exibidas e alguns se interessam pegam ou não, quer dizer, dá um match no relacionamento ou vaza. Ao invés de nos unirmos, estamos, cada vez mais, desunidas e falando mal uma das outras. Aí caímos na maior cilada, de ser boazinha demais para agradar aos outros e se desagrada. “Ah eu vou ceder dessa vez, porque tenho certeza se fizer isso a pessoa vai fazer também por mim”!. Não caia nessa! O pior quando pensamos que somos uma farsa ou uma impostora!! Ela divide em 5: a perfeccionista, a especialista, a gênia, a solitária, e a supermulher. Eu super me identifico com a perfeccionista querendo ter o controle de tudo e de todos. As outras vou deixar para você ler e descobrir sozinho.
Na parte três o Novo espelho, Marcela relata as aulas de jazz, e aí eu me vi no livro novamente , porque eu me descobri através da dança, principalmente, do ventre e agora no balé. Percebi que desde a infância e a adolescência nos cobram um padrão de beleza injusto em que querem definir nossos corpos e nos obrigando a fazer dietas malucas. E que as meninas hoje em dia mal nascem e começam a odiar os seus corpos. Aí surge as chapadinhas de endorfina, na época da pandemia, tudo é uma questão de hábito e precisamos encontrar sim uma atividade física que nos dê prazer e tenha a ver com a sua personalidade, é a corrida ?, é a caminhada? é a dança? , é a musculação? é a bike? Seja o que for busque algo que te faz bem e inclua no seu dia a dia. Uma reeducação alimentar vai te deixar mais disposta e saudável e não seguindo dieta de moda que não fará bem pro teu metabolismo.
Na parte quatro, quanto tempo dura o amor?? Ela traz temas como o prazer, o sexo, que o amor é ação, desfaz sobre o mito do amor romântico que nos é vendido. Relata também da dependência emocional, que muitas mulheres não sabem diferenciar. A monogamia e a poligamia são temas discutidos em capítulos. Os ciúmes e as relações modernas, como por exemplo, porque as mulheres têm a tendência de tratar ficante como namorado? Ficante deve ser tratado como ficante!!
Na última parte do livro, confie no seu processo. A cura é um processo longo , e a jornada é sempre a única chegada. Pergunte a si mesmo: “ Você está vivendo ou apenas se autossabotando? Evite a procrastinação e viva agora. A zona de conforto um dia vai ficar desconfortável e logo em seguida, aconteceu com a Marcela virou blogueira, escritora, executou a escrita desse livro sem pensar na perfeição. Mas saiu perfeito! E nesse aspecto, eu senti a mesma coisa. Percebi que era a hora de sonhar de novo. E eu vou fazer a mesma atitude de tomar emprestado a frase de Anne Lamott: “ Não olhe para os seus pés para ver se está fazendo certo. Apenas dance”.
Faço um convite a você: “o que decidiu fazer pela sua felicidade?”
P.S: leia o livro!!
Ontem a noite, mexendo nos canais da Tv, eu vi a chamada do filme: O homem perfeito. Fiquei imaginando .... o que irá falar? Mais uma comédia romântica ou seria de comédia?! Nossa, quando comecei a assistir, eu vi muitas semelhanças da personagem principal , a Charlotte, comigo. Ela é escritora e colunista de uma revista online sobre relacionamentos. Havia se mudado para uma nova cidade em poucos dias, e conheceu uma colega, a Layla, que oferece ajuda para apresentar a cidade e fazer um perfil em um aplicativo de relacionamentos, para que tivesse encontros com vários homens e assim, ela podia se inspirar para escrever as matérias semanais da coluna dela. Abaixo do escritório em que trabalha, há um café bem charmoso e lá, a escritora conhece Liam, o proprietário, porém pensa que é apenas o barista. Aos poucos vão se tornando amigos, e ele está sempre disposto a ajudá-la. Como por um passe de mágica, na sua rotina, muitos homens aparecem e a convidam pra sair. O primeiro é o advogado...
Comentários
Postar um comentário