Você já ouviu falar que nesta vida, nós não temos o controle de nada? É porque existem pessoas que se sentem seguras querendo controlar tudo? Bem sabemos que é impossível ter o controle, quando nós confiamos em Deus, no universo, e no fluxo natural da vida ficamos mais autoconfiante e a segurança começa a partir do momento que aceita a insegurança.
Vamos aqui dá um exemplo: você prepara um grande evento, organiza, seleciona os melhores profissionais, porém acontece um imprevisto. Foi sua culpa? você podia prever? Não. Mesmo assim, está se recriminando, acaba se chicoteando, porque não ocorreu da forma que imaginou e planejou. Isso acaba afetando a sua saúde mental e de quem está a sua volta. Às vezes, torna-se muito chato que algo não seja natural, a pessoa fica tentando controlar tanto para o bem como para o mal. Como assim? Certas situações esse controle excesssivo pode te adoecer ou afastar os outros que te amam.
No curso das feridas emocionais com a psicóloga Célia Costa Gonçalves, geralmente, quem tem a máscara de controlador é quem possui a ferida da traição. Não cumpriram o que prometeram na infância. Então, essa criança cresce, e na fase adulta fica em constante vigilância, para evitar ou antecipar o perigo e a surpresa. É super exigente nas relações, pois tem medo de ser enganado.
O controle é diferente do autocontrole. No autocontrole, eu controlo a mim mesmo, autodomínio e equilíbrio. Assim tenho a capacidade de controlar ou ter o domínio sobre seus próprios impulsos, emoções e paixões. Por exemplo, estou numa situação de grande stress, Eu preciso ter autocontrole primeiro pra resolver o problema da melhor forma possível. Por isso, é essencial se conhecer para saber como lidar caso apresente essa "máscara" de controle. E o autocontrole é uma habilidade que vamos desenvolvendo para ter uma vida equilibrada .
Algumas dicas valiosas para você: pratique atividade física para tirar o foco do stress, hábitos saudáveis como a noite de sono e se alimentar bem, a meditação, identifique quais gatilhos te fazem despertar emoções ruins, e procure um profissional.
Afinal não há nada de errado em pedir ajuda, muitas vezes, não conseguimos sozinhos e necessitamos de um terapeuta ou outro médico especializado. Viva em paz e feliz!
Oi gente!! bom dia ! Tudo bem com vocês? Estive meio ausente por dois bons motivos: primeiro a escrita do meu e-book que hoje venho falar dele. E o outro foi por causa da Bienal do Ceará na qual participei em abril e depois irei abordar essa temática. Desde novembro pra dezembro que eu senti uma vontade que queimava no meu peito de escrever algo para minha categoria: professores. Então, numa bela noite, eu sonhei que escrevia um diário contando pros meus amigos tudo aquilo que já vivenciei ou vivencio no meu dia a dia. Comecei a perguntar as pessoas mais próximas o que achavam da ideia. E elas super apoiaram. Na hora, disseram isso vai ser maior sucesso! Dependendo de sucesso ou não, o meu intuito era trazer um apoio , um alento, dicas, sugestões, porque, muitas vezes, nos sentimos sozinhos na nossa caminhada. E com esse e-book eu queria mostrar que vocês não estão sozinhos!! Eu trago muitas dicas da rotina pra ser mais leve. Não precisa ser pesado o seu trabalho. Então desde a minha...
Comentários
Postar um comentário