Você já ouviu falar que nesta vida, nós não temos o controle de nada? É porque existem pessoas que se sentem seguras querendo controlar tudo? Bem sabemos que é impossível ter o controle, quando nós confiamos em Deus, no universo, e no fluxo natural da vida ficamos mais autoconfiante e a segurança começa a partir do momento que aceita a insegurança.
Vamos aqui dá um exemplo: você prepara um grande evento, organiza, seleciona os melhores profissionais, porém acontece um imprevisto. Foi sua culpa? você podia prever? Não. Mesmo assim, está se recriminando, acaba se chicoteando, porque não ocorreu da forma que imaginou e planejou. Isso acaba afetando a sua saúde mental e de quem está a sua volta. Às vezes, torna-se muito chato que algo não seja natural, a pessoa fica tentando controlar tanto para o bem como para o mal. Como assim? Certas situações esse controle excesssivo pode te adoecer ou afastar os outros que te amam.
No curso das feridas emocionais com a psicóloga Célia Costa Gonçalves, geralmente, quem tem a máscara de controlador é quem possui a ferida da traição. Não cumpriram o que prometeram na infância. Então, essa criança cresce, e na fase adulta fica em constante vigilância, para evitar ou antecipar o perigo e a surpresa. É super exigente nas relações, pois tem medo de ser enganado.
O controle é diferente do autocontrole. No autocontrole, eu controlo a mim mesmo, autodomínio e equilíbrio. Assim tenho a capacidade de controlar ou ter o domínio sobre seus próprios impulsos, emoções e paixões. Por exemplo, estou numa situação de grande stress, Eu preciso ter autocontrole primeiro pra resolver o problema da melhor forma possível. Por isso, é essencial se conhecer para saber como lidar caso apresente essa "máscara" de controle. E o autocontrole é uma habilidade que vamos desenvolvendo para ter uma vida equilibrada .
Algumas dicas valiosas para você: pratique atividade física para tirar o foco do stress, hábitos saudáveis como a noite de sono e se alimentar bem, a meditação, identifique quais gatilhos te fazem despertar emoções ruins, e procure um profissional.
Afinal não há nada de errado em pedir ajuda, muitas vezes, não conseguimos sozinhos e necessitamos de um terapeuta ou outro médico especializado. Viva em paz e feliz!
Ontem a noite, mexendo nos canais da Tv, eu vi a chamada do filme: O homem perfeito. Fiquei imaginando .... o que irá falar? Mais uma comédia romântica ou seria de comédia?! Nossa, quando comecei a assistir, eu vi muitas semelhanças da personagem principal , a Charlotte, comigo. Ela é escritora e colunista de uma revista online sobre relacionamentos. Havia se mudado para uma nova cidade em poucos dias, e conheceu uma colega, a Layla, que oferece ajuda para apresentar a cidade e fazer um perfil em um aplicativo de relacionamentos, para que tivesse encontros com vários homens e assim, ela podia se inspirar para escrever as matérias semanais da coluna dela. Abaixo do escritório em que trabalha, há um café bem charmoso e lá, a escritora conhece Liam, o proprietário, porém pensa que é apenas o barista. Aos poucos vão se tornando amigos, e ele está sempre disposto a ajudá-la. Como por um passe de mágica, na sua rotina, muitos homens aparecem e a convidam pra sair. O primeiro é o advogado...
Comentários
Postar um comentário