Em Fortaleza, o trânsito está cada vez mais caótico. As filas de carros se prolongam por várias ruas e avenidas, e muitos minutos se passam para que um veículo possa andar por dez quilômetros por hora em algumas frações de segundos.
Com tantos problemas desse tipo, a única medida é providenciar mudanças a curto e em longo prazo. As facilidades na compra de um carro novo ou seminovo – por exemplo, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)- e as péssimas condições dos transportes públicos contribuíram para o aumento da frota automotiva na cidade.
A Prefeitura de Fortaleza quer ampliar ruas e avenidas com faixas exclusivas para ônibus, assim diminuindo o tempo de viagem. Além de túneis e viadutos para mais carros trafegarem.
Nestes últimos dias, o projeto do Binário na Av. Santos Dumont causou uma série de dúvidas nos moradores do entorno e de motoristas que passam por lá todos os dias. Já que a Av. Santos Dumont teria sentido único do centro à praia, contando com a instalação de um semáforo. A Praça Portugal seria destruída, e uma nova construção em quatro cantos do bairro iria começar, ganhando o nome de Quatro Praças de Portugal com a reimplantação das árvores, mas sem divulgar o devido lugar.
Algumas pessoas foram a favor, por conta da mobilidade urbana e em curto prazo diminuiria o tráfico. Outros foram contra pelo fato da praça ser um patrimônio público desde 1940, sendo um espaço de encontros e desencontros de jovens, crianças e adultos. Apesar de divulgarem que ela não tinha nenhuma serventia no momento, a população foi literalmente a última, a saber, através da mídia. Nenhum projeto foi mencionado ou discutido com os principais interessados: os moradores do bairro. Somente ao ser questionado por outras soluções, o prefeito da nossa cidade, Roberto Cláudio (PROS) disse que havia dois outros projetos que não eram viáveis. Depois de tanta confusão, a prefeitura voltou atrás e resolveram deixa-la em paz.
Como conselho digo que em longo prazo deveria ser investido em transportes públicos de qualidade com mais ônibus, "topics", e linhas de metrô, ou até mesmo o incentivo do uso de bicicletas, além de pesquisas para descobrirem combustíveis menos tóxicos para que a cidade não se torne uma nuvem cinza e impeça de vermos a terra do sol.
Oi gente!! bom dia ! Tudo bem com vocês? Estive meio ausente por dois bons motivos: primeiro a escrita do meu e-book que hoje venho falar dele. E o outro foi por causa da Bienal do Ceará na qual participei em abril e depois irei abordar essa temática. Desde novembro pra dezembro que eu senti uma vontade que queimava no meu peito de escrever algo para minha categoria: professores. Então, numa bela noite, eu sonhei que escrevia um diário contando pros meus amigos tudo aquilo que já vivenciei ou vivencio no meu dia a dia. Comecei a perguntar as pessoas mais próximas o que achavam da ideia. E elas super apoiaram. Na hora, disseram isso vai ser maior sucesso! Dependendo de sucesso ou não, o meu intuito era trazer um apoio , um alento, dicas, sugestões, porque, muitas vezes, nos sentimos sozinhos na nossa caminhada. E com esse e-book eu queria mostrar que vocês não estão sozinhos!! Eu trago muitas dicas da rotina pra ser mais leve. Não precisa ser pesado o seu trabalho. Então desde a minha...
PArabéns!!! gostei!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir